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O que impacta na qualidade dos serviços de saúde?

A qualidade dos serviços de saúde depende diretamente da gestão da instituição, a qual deve estar pautada no uso eficiente dos recursos eliminando os desperdícios, da governança clínica que possibilite boas práticas baseadas em evidências com atualização constante do corpo assistencial e das ações centradas no paciente, buscando entregar desfechos que realmente são importantes para ele.

O serviço complexo e personalizado prestado a cada cliente permite baixa, ou nula tolerância de erros, tanto assistenciais quanto de ordem econômica, e exige a constante melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Para uma gestão eficaz é essencial a implantação de indicadores de efetividade e eficiência que auxiliem o gestor a visualizar os processos e as principais entregas clínicas sem perder de vista os objetivos econômicos e empresariais.

Você pode saber mais sobre indicadores de efetividade neste post: Indicadores de desempenho hospitalar: por que monitorar? E sobre indicadores de eficiência neste aqui: Indicadores de desempenho: como medir a eficiência da organização hospitalar.

De acordo com EBSERH (2015), a melhoria da qualidade é um processo em constante aprimoramento, e resulta na construção de um sistema planejado, que estimula a participação e autoavaliação. Identificar e reconhecer oportunidades de aperfeiçoamento nos processos de atendimento, incentiva a mudança de atitude e comportamento a partir da educação permanente de todos os colaboradores e grupos multidisciplinares. Portanto, é necessário que este sistema possa contemplar coleta e análise de dados, e entrega dos resultados numéricos referentes às especialidades e setores avaliados que formam o atendimento prestado.

A  Solução 2iM.Analytics© tem auxiliado gestores de mais de “60” hospitais e operadoras de planos de saúde a garantir a avaliação da cadeia de cuidado oferecida aos seus clientes. Para implantação desta solução são discutidos e assimilados pelo “Comitê Gestor” do cliente, preceitos como centralidade no paciente e avaliação multidimensional da qualidade através da composição de indicadores em dimensões ou domínios da qualidade. São eles: estrutura, eficiência, efetividade e experiência do paciente. A lógica do modelo está em promover a qualidade e estimular mudanças de comportamento a partir da transparência das informações, de forma ética, simples e confiável, que são disponibilizadas aos avaliados e aos gestores, mensalmente, favorecendo as ações de governança clínica e de gestão do hospital.

Especificamente para os hospitais o robusto software que permite colocar o modelo em prática, possibilita a captura e agregação dos dados, geração dos *APR.DRGs, formação dos indicadores de desempenho com respectivos benchmarks internos e externos (comparações) para, finalmente, gerar um scorecard com os indicadores  dos profissionais e equipes assistenciais do hospital.  Cada scorecard gera um índice único, de 0 a 100, por profissional ou equipe avaliada.

Tela do GPS.2IM
Detalhamento do desempenho em um dos DRG´s avaliados no Tempo de Permanência. Informa o tempo de permanência esperado e o observado. Clique na imagem para ampliar.
Tela do GPS.2IM
Relação de Diagnósticos (DRG´s) utilizados para a análise do indicador Tempo de Permanência, informando a severidade, a quantidade de atendimento e a performance obtida pelo médico. Clique na imagem para ampliar.
Tela do GPS.2IM
Scorecard com a relação de indicadores para avaliação do desempenho. Incluindo os indicadores de DRG no domínio Efetividade. Clique na imagem para ampliar.

Com o fim de ampliar as perspectivas do modelo 2iM.Analytics© como ferramenta de apoio à gestão, o software também disponibiliza um módulo de avaliação anual aprimorada das especialidades. Esta análise, em especial, permite avaliar a evolução do índice de performance de cada especialidade comparada com os demais através das variações de melhoria (o profissional comparado com ele mesmo ante e depois de cada ciclo do programa) e de desempenho (profissional comparado com os melhores da instituição)

A solução de analytics da 2iM, o 2iM.Analytics©, tem sido usada como ferramenta de avaliação de desempenho, governança clínica, para cumprimento das normas das principais acreditadoras, como medida crítica para aplicação de programas de incentivos e, finalmente, como a medida de Valor para novos modelos de pagamento.

* Os APR.DRGs são gerados a partir do uso da ferramenta CGS da 3M a qual é licenciada para uso da 2iM em seus hospitais.