Categorias
Gestão Qualidade

Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde

As Operadoras de Planos de Saúde (OPS) têm cada vez mais incentivado programas para qualificação dos prestadores assistenciais. Os Gestores das OPS já têm claro que a melhor qualidade possível dispensada nos serviços prestados aos beneficiários converge em melhores desfechos, reduzindo os eventos adversos e queixas técnicas, e custos assistenciais adequados.

A qualificação das redes tem recebido especial atenção também da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) quando a partir de outubro de 2010 a agência aprovou sua primeira Agenda Regulatória, para o biênio 2011 e 2012. Desde então, um conjunto de temas e atividades relacionadas à qualificação de prestadores tem sido priorizado pela ANS a fim de garantir maior transparência e previsibilidade na atenção à saúde.

Com a evolução destas iniciativas, a ANS estabeleceu o QUALISS (Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde) disposto na RN 405 de maio de 2016. Os critérios de aferição do programa para controle de qualidade na prestação de serviços na saúde suplementar são estabelecidos pelo COTAQ (Comitê Técnico de Avaliação de Qualidade Setorial), do qual a 2iM© é integrante desde a sua origem e foi reconhecida como entidade gestoras de outros programas para o QUALISS (http://www.ans.gov.br/prestadores/qualiss-programa-de-qualificacao-dos-prestadores-de-servicos-de-saude).

O QUALISS se desdobrada em dois programas:

  1. QUALISS Indicadores: É dirigido para a avaliação sistemática do desempenho dos prestadores na saúde suplementar, de forma voluntária ou em conjunto com OPS, visando o fomento de iniciativas e estratégias de melhoria de desempenho. Para este programa a agência implementou um conjunto de indicadores distribuídos nos domínios Estrutura, Efetividade, Segurança e Experiência do Paciente.
  1. QUALISS Divulgação: Consiste na fixação pela ANS de atributos que qualificam os prestadores de serviços em saúde. O programa tem o objetivo de aumentar o poder de avaliação e escolha por parte dos usuários de planos de saúde de prestadores mais qualificados. Além de estimular a adesão, por parte dos prestadores de serviços, a programas que os qualifiquem, por meio de uma competição positiva no setor. As operadoras ficam obrigadas a divulgar em todo seu material de divulgação da rede assistencial as informações relativas a qualificação de cada prestador de serviço que componha a sua rede.

Ambos os programas estimulam o aumento da qualidade na prestação dos serviços, pois os critérios de avaliação e sua transparência permitem a identificação e a solução de problemas de forma rápida e assertiva.

A Solução 2iM.Estutura©, software desenvolvido integralmente nas bases do Programa QUALISS, é um programa de qualificação que auxilia tanto Operadoras quanto prestadores assistenciais a avaliar, desenvolver e monitorar requisitos legais, registros de atendimento, acessibilidade, dimensionamento de pessoal e leitos, infraestrutura e processos aplicados a setores de apoio, setores de internação e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Todos os quesitos são embasados legalmente, e o sistema gera automaticamente os formulários de qualificações de diversos tipos de prestadores assistenciais, tais como hospitais, laboratórios, clínicas especializadas, serviços de remoção, banco de sangue, entre outros.

O sistema dá acesso também à robustas ferramentas de gestão como os relatórios gerenciais para tomadas de decisão e também aos relatórios de oportunidades de melhoria elaborados a partir da legislação vigente para evolução da rede prestadora. É importante enfatizar que a Solução 2iM.Estrutura© permite realizar comparação entre os ciclos de avaliação, verificando a evolução dos prestadores.

As operadoras que adquiriram esta solução visam a sua acreditação a partir da qualificação da sua rede prestadora.

A solução também poder ser utilizada diretamente pelo prestador que queira se auto avaliar, se preparando para a visita da operadora. Isso favorecerá a melhoria contínua e o investimento em áreas que são relevantes para o sistema.

Entre os clientes 2iM© que já utilizam a Solução 2iM.Estrutura estão Unimed Uberaba, Unimed Belém, Unimed Joinville, Unimed Seguros entre outros.

Conheça a solução 2iM.Estutura© em: http://bit.ly/2FqAK0G