Categorias
Tecnologia Valor em Saúde

Como utilizamos o Business Process Management para automatizar processos na 2iM

Automatizar atividades de gestão, principalmente as repetitivas, tornou-se uma necessidade para as empresas que desejam ter um processo mais sustentável. Por conta disso, ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, Robot Process Automation (RPA), Business Process Management e outras tecnologias semelhantes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.  

De acordo com o Gartner, Business Process Management  “é uma disciplina que usa vários métodos para descobrir, modelar, analisar, medir, melhorar e otimizar processos de negócios. Um processo de negócios coordena o comportamento de pessoas, sistemas, informações e coisas para produzir resultados de negócios em apoio a uma estratégia de negócios. Os processos podem ser estruturados e repetíveis, ou não estruturados e variáveis… O BPM é fundamental para alinhar os investimentos de TI à estratégia de negócios.” 

Na prática, o BPM é um conjunto de metodologias que realiza uma gestão integrada dos setores da empresa, permitindo que a empresa gaste menos com mão de obra e produza mais, com foco na qualidade em seus processos.  

Na 2iM, o Business Process Management está presente em nossas soluções entregues aos nossos clientes.  Junto com ele também utilizamos Process Mining e Data Health Analytics potencializando a gestão estratégica da saúde, combinando e analisando os dados inseridos na ferramenta de forma automática e com mais assertividade.   

Para implementá-lo é necessário entender como os processos que serão automatizados ocorrem e mapear este passo a passo. Aqui será possível entender qual precisará do apoio humano e qual será totalmente automático. Com isso também será possível identificar os pontos de melhoria e alinhar o que deve ser feito para ajustá-los com a sua equipe.  

Na etapa do planejamento pode ser detectado a necessidade de investir em novos sistemas para realizar a integração dos dados e por isso é de tamanha importância. O BPM será colocado em teste em um dos processos que serão automatizados e devem ser monitorados regularmente para que os ajustes necessários sejam feitos, tornando-o muito mais eficaz.  

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores e transforme a gestão da saúde de sua empresa!